Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Contato > Institucional > Políticas Afirmativas
Início do conteúdo da página

Políticas Afirmativas

Published: Wednesday, 10 July 2024 17:07 | Last Updated: Wednesday, 10 July 2024 17:09 | Hits: 6602

A UFPA possui diversas e pioneiras políticas de ações afirmativas. Conheça as principais iniciativas:

Sistema de Cotas

A UFPA é pioneira na adoção de um sistema de reserva de vagas. Desde o Processo Seletivo 2008, metade das oportunidades de ingresso no processo seletivo da Instituição é reservada especificamente para quem estudou todo o ensino médio na rede pública de ensino (Cota Escola) e, desde o começo, a Universidade já previa vagas específicas para quem, além de estudar na rede pública, também fosse negra(o) (Cota Racial, hoje, Cota Pretos, Pardos e Indígenas – PPI). Com o tempo, foi adicionada ao sistema a reserva de vagas para estudantes de famílias cuja renda per capita é de até 1,5 salário mínimo (Cota Renda) e para Pessoas com Deficiência (Cota PcD). O sistema se consolidou em 2012, com a promulgação da Lei n. 12.711, conhecida como Lei de Cotas e, posteriormente, com a Lei 13.409/2016, que estabeleceu a Cota para PcD. Desde o Processo Seletivo 2019, a UFPA também oferta uma vaga extra em todos os cursos de graduação regulares para Pessoas com Deficiência (PcD). Para concorrer a essas vagas, basta ser comprovadamente PcD, podendo ter estudado em escola pública ou privada. Quem é PcD e estudou todo o ensino médio em escola pública pode concorrer tanto às vagas extras da Cota PcD/UFPA quanto às vagas da Cota PcD previstas em lei.

Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas – PSE I/Q

O Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas integra as políticas de ações afirmativas desenvolvidas pela UFPA para o acesso ao ensino superior de cada vez mais estudantes oriundas(os) de povos e comunidades tradicionais. As vagas ofertadas visam contemplar, em particular, candidatas(os) que ainda não tenham sido admitidas(os) em curso superior e que se encontrem em condições de vulnerabilidade socioeconômica. A seleção oferta, anualmente, duas vagas para indígenas e duas vagas para quilombolas em cada curso de graduação presencial da UFPA. A seleção consiste de uma prova de redação em Língua Portuguesa e entrevista, além da comprovação do pertencimento étnico a comunidades indígenas ou quilombolas.

Ações Afirmativas na Pós-Graduação

Diversos Programas de Pós-Graduação da UFPA adotam a reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência e/ou pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Uma política institucional para todo o sistema de pós-graduação da universidade está em fase de elaboração, de modo a parametrizar e ampliar as oportunidades de oferta de vagas a populações mais vulnerabilizadas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página